27/05/2011
FORMAÇÃO CONTINUADA - EIXO 2 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DEFICIÊNCIA VISUAL
Aconteceu na nossa escola, nos dia 23, 24 e 25 deste mês a segunda etapa do modulo II educação inclusiva e seus desafios, no eixo 2 deficiência intelectual e deficiência visual uma abordagem com enfoque na educação inclusiva, como parte da formação continuada de professores. Durante os três dias, cada um por área especifica do conhecimento linguagem e códigos, ciências humanas e ciências da natureza, professores do ensino presencial e do semipresencial participaram desse momento que proporcionou uma abordagem mais aprofundada acerca do universo da deficiência mental e da deficiência visual. As professoras formadoras Ana Angelica Soeiro de Brito e Maria Silézia Vasconcelos da Silva, revezaram-se na organização da dinâmica das atividades, que incluíram leitura, analise e discussões de textos; estudo de casa de inclusão na EJA IV C, do CEJA , à noite, com depoimentos da própria aluna, descrevendo o seu processo de inclusão; aplicação de jogos de formação de palavras com abordagem reflexiva sobre sua metodologia e objetivos; visita à sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) para conhecimento pratico sobre os recursos de acessibilidade disponíveis no ambiente, entre outras atividades provocaram debates e discussões enriquecedoras sobre a temática da educação inclusiva. Na sala do AEE houve ainda a demostração, pela professora Silézia, de como se utilizar um reglete, a maquina de braille, lupas e outros recursos necessários ao trabalho como o portador de deficiência visual, bem como o manuseio com jogos, mapas, fichas, alfabeto móvel e outros mecanismo de acessibilidade utilizáveis no atendimento a diversas necessidades educacionais especiais. Os professores cursistas estarão em breve desenvolvendo atividades no ambiente eproinfo, como complementação do módulo II. Acreditar no sucesso da inclusão é o que estamos fazendo no CEJA como a continuidade de uma historia de sucessos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário