25/03/2011

OFICINA DE HISTÓRIA DA ÁFRICA

. 25/03/2011

Oficina de história da África e da cultura Afro-Brasileira.

Com o objetivo de fortalecer o trabalho de História da Africa e cultura afro-brasileira nas escolas estaduais sob a abrangência a 4º crede, no dia 15 de Março deste ano, na sede da mesma em Camocim, foi realizado a oficina de História da Africa e da cultura Afro-brasileiro, tendo como a professora formadora Sílvia Almada Dutra Dourado, contando com a participação das professoras da Ciências Humana Jana Mendes e Linguagens e códigos Claúdia Lireda Fontele e ainda a coordenadora pedagógica Zélia Fontenele. O CEJA João da Silva Ramos teve a oportunidade compartilhar as suas experiências na ensino sobre da História e Cultura Afro-Brasileira, já que está era um dos objetivos do encontro, socializar entre as escolas as experiência exitosas para reflexão e redimento da prática com o ensino desta temática. Ressaltando a importância deste do estudo dessa temática não somente próximo a datas especificais inseridas no calendário escolar, como por exemplo o dia 20 de novembro onde comemora-se o dia da consciência negra, mas sim que seja um estudo realizados pelos alunos durante todo o ano letivo assim como está presente no Lei 10.639 de 2004. Pois não adianta valorizar a culminância de um projeto relacionado a essa temática, e o conteúdo necessário para a aprendizagem do aluno. Temos que saber de que maneira abordar esse assunto em sala de aula, buscar metodologias para o aprendizado dos nossos alunos. A preocupação do desde do ano de 2010 é inserir esse estudo nas disciplina de Ciências Humanas, História, Geografia, Filosofia e Sociologia, também na área de conhecimento das Linguagens e Códigos, Literatura e Artes, assim o aluno possa acompanhar, conhecer, entender, questionar, identificar-se com aspectos pertencentes a nossa cultura partindo de uma visão abrangente. De maneira geral percebemos a necessidade de incluir esse estudo em outras áreas do conhecimento, como as Ciências da Natureza, afirmando contribuição da cultura negra e indígena para  as ciência e aquilo que temos como conhecimento prático fundindo ambos. Temos que entender a cultura negra não algo separado dos conteúdos oficiais, como uma disciplina a parte, mas que seja um estudo contatualizado nas disciplinas  em geral. Com esses argumentos discutimos a proposta levantada pela 4​ Crede, em abranger o estudo de Historia da Africa e Cultura Afro Brasileira para todas as áreas  de conhecimento, não somente algo fique a caro das Ciências Humanas. Obvio que esse terá um papel crucial na formação dos professores das outras áreas, fornecendo subsídios para a construção do conhecimento da cultura africana em linguagem e código e nas ciências da Natureza.


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