FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA

Nos dias 21, 22 e 23 do mês de novembro nas dependências da escola CEJA João da Silva Ramos aconteceu a segunda etapa da “Formação Continuada de Professores: Uma prática possível no CEJA João da Silva Ramos”, Modulo III: História e Cultura Afro-brasileira na Escola. Sendo ministradas pelas professoras formadoras Jana da Silva Barbosa Mendes e Jane Élida Costa Silva. Nessa etapa foi enfatizada alguns aspectos históricos pertinentes a diáspora dos povos africanos, assim como o transporte dos mesmo nas embarcações chamadas de “tumbeiros” ou “navios negreiros”, a chegada na América portuguesa e condição de escarvo imposta a eles. Dessa maneira retratando que havia formas de resistência a esta condição como as fugas para os quilombos, como as manifestações culturais e religiosas. Outro aspecto importante discutido foi a contribuição cultural do negro para a formação do povo brasileiro, analisando alguns pontos principais da obra “Casa Grande e Senzala” do antropólogo Gilberto Freire. Durante a formação a nossa preocupação foi proporcionar para os professores formas conhecer ou aprofundar sobre o passado dos povos de origem africana como um caminho para o reconhecimento de segmentos populacionais historicamente invisibilizados – alteridade como forma de exercício da humanidade uma abertura ao diálogo e à interação com as diferenças (gênero, raciais, religiosas etc.) No que se refere às questões raciais e às questões de desigualdade a que estão submetidos pretos e pardos no Brasil, ainda é fundamental afirmarmos uma identidade negra. Temos,assim, entre outros, o grande desafio de ter que transitar entre as capturas em torno dos espaços cristalizados e a processualidade e multiplicidade em torno das diferenças, em decorrência disto temos por finalidade, inserir práticas educativas no âmbito das diversidades e abrangências da história e cultura afro-brasileira, possibilitando a abordagem dessa temática em projetos educacionais no processo de formação do professor e aluno, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino.



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