DUPLA CONCEITUALIZAÇÃO, APRIMORANDO FORMAS DE ENSINAR E APRENDER.

No dia trinta e um de agosto os professores da Área de Ciências da natureza, no horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) experimentaram a técnica dupla conceitualização, na ocasião os professores Gilberto e Hilário, seguindo um planejamento prévio, abriram o ciclo proposto para o grupo. Iniciando por Física e Matemática (disciplinas mais críticas do 2º período). A opção pela utilização do método de trabalho foi justificado pela reincidência das disciplinas no rol das que apresentaram maiores índices de reprovação pelos alunos. Os conteúdos abordados nas aulas pelos professores foram: função quadrática, vetores e ondas, explanaram os assuntos utilizando recursos pedagógicos existentes na escola, como quadro estático, espiral, papel quadriculado, vetores imantados e corda. Após cada aula os demais componentes do grupo interagia seguindo os seguintes pontos. 1º, que aspectos da aula mereciam felicitações, 2º, considerando a aprendizagem dos nossos alunos, de que forma o conteúdo poderia ser melhor explicado para que de fato houvesse assimilação e por fim o professor que deu a aula manifestava sua opinião explicitando o que mudaria ou não a partir da opinião dos colegas. A ideia principal é escolher a melhor forma de ensinar, não abrindo mão de recursos concretos que facilitem a aprendizagem, para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebam a relação dos conteúdos com o seu cotidiano. Este foi mais um rico momento coletivo, proposto e mediado pela coordenação escolar e SASP e teve apoio do diretor e coordenadora do LEC que colaboraram na escolha de alguns recursos utilizados.

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