No dia 22 de junho o CEJA João da Silva Ramos viveu um momento de grande destaque na história recente da escola:a culminância do Projeto Literatura,Primeiro Experimentar e Depois Contagiar. No turno da manhã os alunos,professores e funcionários,em equipe ornamentaram as salas de aula,(sendo uma delas dedicada ao Centro de Multimeios para demonstrar todas as etapas do projeto, com fotos e decoração especial) e o pátio da escola,dentro das temáticas das duas obras lidas durante a realização do projeto:Romeu e Julieta,de William Shakespeare e o Cortiço,de Aluísio de Azevedo. Nos turnos da tarde e noite,as equipes de alunos da cada turma explicaram o desenrolar do Projeto e apresentaram suas produções:caderno de campo,cartazes e Banner sobre as obras. A apresentações de cada turma aconteceu numa sistemática de rotatividade:cada grupo de alunos tinha vinte minutos para expor suas produções e discorrer sobre as temáticas das obras para cada turma visitante. De vinte em vinte minutos acontecia a rotatividade das mesmas e,dessa forma,todos puderam contemplar aquilo que seus colegas desenvolveram e ter suas produções também apreciadas. Ao final desse primeiro momento todos se dirigiram ao pátio da escola onde foram apresentadas esquetes teatrais. Os alunos também comentaram as obras e falaram da história de seus respectivos autores. Todo o acervo produzido pelos educandos e as apresentações dão uma ideia da dimensão do projeto e de como despertou o gosto pela leitura e a curiosidade pela história de seus personagens. Muitas foram as pesquisas sobre os autores e as obras. Os locais onde as duas histórias se passaram;a veracidade na vida dos personagens,enfim um trabalho sequenciado que além de estimular a prática da leitura e da interpretação, através das diversas atividades desenvolvidas, também aprofundou o conhecimento dos alunos dentro de um contexto histórico. O Centro de Multimeios, Núcleo Gestor e professores parabenizam todos os alunos pela dedicação e esforço, na realização das oficinas de leitura e na culminância do Projeto.
Comentários